Observatório divulga Checklist com documentos necessários para participar de licitação.

Participar de licitações pode ser mais fácil do que se imagina.

22 de abril de 2020 15:16

Um dos Objetivos do Observatório Social é estimular a participação dos empresários locais nos certames licitatórios. Ampliar a participação nas licitações trás ganhos para todos, ganha a administração pública que obtêm maiores descontos, ganha o empresário que realiza negócios, ganha a cidade pois os recursos públicos permanecem na cidade e retornam em impostos aos cofres públicos.

Muitos empresários não possuem o conhecimento sobre como organizar seus documentos, nunca ou pouco ouviram falar de licitação. É para desmistificar este assunto que o Observatório trabalha para realizar a inserção destas empresas nas licitações.

Ao ler o edital num primeiro momento, muitas pessoas podem achar que é muito complicado participar de uma licitação. São muitas páginas, muitas palavras, regras e muitos documentos. Mas quanto se analisa passo a passo, fica mais fácil realizar a leitura de um edital. O Observatório desenvolveu uma apostila bem ilustrada sobre como analisar um edital, quem tiver interesse em obter cópia gratuitamente é só solicitar através do telefone (44) 9 9897-5036 ou do e-mail assispr@osbrasil.org.br

Além da apostila, o Observatório desenvolveu um checklist com os documentos necessários para participar de uma licitação. No entanto a coordenadora do Observatório lembra que algumas vezes este checklist deve ser complementado:

“É necessário que o empresário mesmo com dificuldade leia o edital por completo. Leia uma, duas, quantas vezes for necessário para que se compreenda tudo o que está descrito. Cada licitação é diferente da outra, e determinadas licitações podem exigir documentos a mais do que os que estão no checklist, por isso a importância de ler o edital, assim é possível verificar se algum documento extra foi exigido.”

Caso o empresário mesmo após ler o edital, ainda tiver dúvidas sobre como funciona uma licitação, e dúvidas sobre o edital e suas regras, ele pode procurar o Observatório e agendar uma conversa para que ele receba instruções de como funciona o processo e seja orientado da melhor forma possível sendo capacitado para participar das licitações.

O cheklist pode ser obtido clicando no link abaixo.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Assis Chateaubriand


CEP:
Telefone:
E-mail: