Observatório Social Solicita que Sessões de Licitações sejam transmitidas pela Internet.

Observatório protocolou solicitação para que as sessões de licitações sejam transmitidas pela Internet.

16 de abril de 2020 14:40

O Observatório Social protocolou hoje (16), um requerimento solicitando que a prefeitura realize transmissão ao vivo das sessões de licitações, que são públicas e podem ser acompanhadas por qualquer cidadão.

A solicitação vem de encontro com o período em que nossa cidade vem enfrentando, assim como acontece em todo o Brasil e diversos países do mundo. Em tempos de pandemia, o recomendado é o isolamento e distanciamento social. Sendo assim a transmissão evitaria que mais gente se acumulasse na sala onde acontecem as licitações.

Além das precauções devido ao COVID-19, a transmissão pela internet ampliaria a transparência dos certames que poderiam ser acompanhados por qualquer pessoa, em qualquer lugar. Algumas cidades da nossa região já realizam a transmissão via redes sociais, como por exemplo Medianeira, Cascavel e Marechal Cândido Rondon.

O Presidente do Observatório Hadan Lucas, lembra que para realizar a transmissão não é necessário que a administração realize a compra de equipamentos caros, já que a prefeitura já possui equipamento e realiza diversas transmissões em suas redes sociais, além do fato de não precisar de um profissional ou servidor exclusivo para transmitir as sessões, evitando assim gastos de recursos públicos.

Além de ampliar a transparência nas sessões, a transmissão possibilitaria que a população passasse a conhecer mais sobre como funciona um processo licitatório, estimulando também que empresários locais que atualmente não participam de licitações comece a criar interesse em realizar negócios com o poder público.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Assis Chateaubriand


CEP:
Telefone:
E-mail: