Candidatos participam de capacitação promovida pelo OSB e OAB.

O evento respeitou as normas estabelecidas pela vigilância sanitária.

28 de outubro de 2020 10:23

Na noite de ontem (27/10), no salão de festas da ACIAC, foi realizada a capacitação para candidatos a vereador, com objetivo de transmitir conhecimento sobre os papeis e a função do legislativo. A proposta de capacitação se baseia na premissa que candidatos a vereador(a) bem informados e dispostos a aprender estão mais aptos a exercer a legislatura municipal.

A capacitação realizada pelo Observatório Social e OAB tratou de assuntos como: Os papeis e a função de um vereador, impedimentos e incompatibilidades no exercício do mandato, orçamento público, licitações e contratos, e a rotina regimental e administrativa da Câmara de vereadores.

A explanação dos conteúdos ficou a cargo de membros do Observatório, da OAB e do Sr. Adalberto José da Costa, funcionário de carreira da Câmara municipal há mais de 30 anos, que fechou com chave de ouro a capacitação, tratando de como se dá na prática a rotina dos vereadores após assumirem o mandato.

A abertura do evento foi feita pelos presidentes do OSB – Assis Chateaubriand Hadan Lucas e pelo presidente da OAB, Subseção de Assis Chateaubriand, João José Meneses de Bulhões Ferro.

Em sua fala o presidente da OAB, destacou que “o objetivo da capacitação era o de dar um norte aos candidatos, apresentando os conceitos sobre os assuntos que fazem parte do dia a dia de um vereador, pois seriam necessários vários dias de capacitação para abordar todo o conteúdo necessário, devido a importância do poder legislativo.”

O presidente do Observatório Social por sua vez “agradeceu aqueles que se dispuseram a adquirir mais conhecimento sobre as funções que irão desempenhar caso eleitos, agradecendo também os mantenedores e apoiadores do Observatório que possibilitam que eventos como este aconteçam, ao longo dos 9 anos de história da entidade.

Foram tomadas todas as medidas para manter o distanciamento entre os participantes, que tiveram que manter-se em seus lugares durante todo o evento, foram disponibilizados álcool para higienização em diversos pontos e o local foi mantido arejado. Todos permaneceram de máscara, com exceção das pessoas que fizeram uso da fala ao microfone, que para falar mantinham-se ainda mais afastados das demais pessoas. Após o encerramento da fala de cada um, era realizada a troca de microfone para ser devidamente higienizado após o uso.

Ao final do evento os participantes receberam um certificado simbólico sobre sua participação no evento. Dos 39 inscritos, 30 compareceram no evento, que teve duração de aproximadamente duas horas e meia.

Das inscrições

As inscrições para a capacitação gratuita, foram abertas no dia 05 de outubro e foram encerradas no dia 14 do mesmo mês. Devido ao grande número de candidatos em nossa cidade, foram enviados ofícios a todos os presidentes de partidos solicitando que a divulgação da capacitação fosse enviada a todos os seus candidatos. A divulgação também foi feita através das redes sociais da OAB e Observatório, e também pela imprensa local que apoiou a ação divulgando as inscrições em suas redes, sites.

Compareceram ao evento os(as) seguintes candidatos(as):

Nome do(a) Participante.
Ademir Aparecido da Silva
Antonio Barbosa
Antonio Carlos da Silva
ARNALDO Aparecido Domingos de Barros
Damião Xavier
Edgard oto simoes araujo
Edivando Ferreira da Silva
Elisangela Silva de Oliveira
Emidio Angelo Pianaro
Isabel de Azevedo
JACIR BONFIM
JOANA MODESTO
Johnny Clayton Mosquete da Silva
José da silva castro filho
Josiane Mayara da Silva Farias
Jusseley Wicthoff Dittert
Lisandréia Aparecida de Pinho Silva.
Loana Dalgallo
Maira Rosa de Oliveira
Marcos Aparecido Marangoni
Mario Antônio Corrêa
Marta Maria Vilela
Matheus Henrique Ribeiro Marques
MAURO CARTEIRO
Mirian Aparecida Marcelo Prandini
Ruth Tavares da Silva Luna
Sérgio Pereira de Melo
Suely Mitiko Nakachima
Vanda Aparecida luchini
Wanderley da Silveira

Fotos do evento

Mantenedores

ObservatórioSocial de Assis Chateaubriand


CEP:
Telefone:
E-mail: