Observatório realiza a Terceira rodada de avaliação relativa a transparência nas contratações relativas a COVID-19 e a Prefeitura de Assis Chateaubriand alcança o nível ÓTIMO.

A cidade obteve 82,2 pontos, o que revela um nível ÓTIMO de transparência nas contratações relativas a COVID-19.

24 de agosto de 2020 16:40

O OSB – Assis Chateaubriand disponibiliza a terceira rodada de avaliação do nível de transparência no combate à COVID-19 em Assis Chateaubriand-PR. A cidade obteve 82,2 pontos, o que revela um nível ÓTIMO de transparência nas contratações emergenciais. A metodologia foi desenvolvida pela Transparência Internacional – Brasil para o Ranking de Transparência no Combate à COVID-19 com o objetivo de identificar e promover as melhores práticas de transparência nas informações referentes às contratações emergenciais realizadas em resposta à pandemia. A escala vai de zero a 100 pontos, na qual zero (péssimo) significa que o ente é avaliado como totalmente opaco e 100 (ótimo) indica que ele oferece alto grau de transparência. 

Para o Presidente do OSB – Assis Chateaubriand, Hádan Lucas a continuidade das avaliações é necessária, “É muito importante continuar com a avaliação, mesmo após o município ter alcançado uma pontuação melhor. O monitoramento constante, faz com que o poder Executivo continue aprimorando as ferramentas de transparência, bem como não pare de atualizar os dados necessários. O importante é ampliar e continuar com a transparência, e é neste sentido que temos continuado com as avaliações, que acontecem a cada 20 dias.”

A pontuação obtida é fruto do trabalho de diversos setores, que se esforçaram para fazer com que o Site específico para COVID -19 fosse melhorado, conseguindo cumprir com as questões exigidas pela Lei, fazendo com que cada cidadão que acesse o portal consiga verificar todas as informações necessárias sobre as contratações.

Alterações realizadas no site

O Município realizou algumas alterações no site que foram responsáveis por elevar a nota do município.

Uma delas é que agora na planilha onde constam os produtos/serviços contratados para o enfrentamento a pandemia, constam o local de execução do contrato, e a disponibilização do contrato na íntegra. Para acessar a planilha clique no link http://www.ingadigital.com.br/transparencia/index.php?sessao=27f80f42a1s427 e clique em Contratações para combate ao COVID-19

A outra alteração é que quando o cidadão acessa a ouvidoria para realizar uma reclamação/denuncia/sugestão/pedido de informação, agora ele pode escolher o assunto COVID-19, fazendo com que sua demanda seja visualizada como referente ao corona vírus e tenha prioridade no atendimento. Importante destacar que é possível fazer a solicitação ANONIMAMENTE. Para acessar a ouvidoria clique em http://www.ingadigital.com.br/transparencia/?id_cliente=60&sessao=b054603368uvb0

Outras informações referentes as contratações, pagamentos, entre outros podem ser obtidos no link http://177.66.110.161:8081/pronimtb/index.asp?acao=21&item=1&visao=paginaprincipalcovid

Metodologia

A metodologia utilizada foi desenvolvida pela Transparência Internacional Brasil e vem sendo aplicada em várias cidades do país. Para conhecer a metodologia e saber como fazer a avaliação da sua cidade clique aqui https://comunidade.transparenciainternacional.org.br/asset/89:tibr-notametodologicarankingcovid?stream=1

Em Assis Chateaubriand a metodologia vem sendo aplicada pelo Observatório Social, e a cada 20 dias uma nova avaliação é realizada para aferir se o nível de transparência está avançando ou retrocedendo.

Histórico de avaliações

A primeira avaliação foi realizada no mês de junho e o município obteve nota 17,72 enquadrando-se no nível Péssimo de transparência.

Na segunda avaliação realizada no mês de julho, Assis Chateaubriand obteve a pontuação de 79,75 pontos, enquadrando-se num nível BOM DE TRANSPARÊNCIA.

A terceira avaliação foi realizada no dia 12/08 onde o Município Obteve pontuação de 82,2 ficando avaliada com um nível ÓTIMO de Transparência nas contratações relativas a COVID-19.

No Paraná apenas a cidade de Curitiba está na 3° Rodada de avaliação, obtendo a pontuação de 82,2 na avaliação realizada pela Transparência Internacional.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Assis Chateaubriand


CEP:
Telefone:
E-mail: