Observatório Social divulga a 4° Rodada de avaliação referente a transparência nas contratações de enfrentamento a COVID-19.

Município não avançou na avaliação e pontuação permanece a mesma.

30 de setembro de 2020 17:27

O OSB – Assis Chateaubriand disponibiliza a quarta rodada de avaliação do nível de transparência no combate à COVID-19 em Assis Chateaubriand-PR. A cidade obteve 82,2 pontos, o que revela um nível ÓTIMO de transparência nas contratações emergenciais, a mesma pontuação obtida no mês de agosto.

Dando continuidade a um trabalho desenvolvido logo após o início da pandemia, o Observatório vem mês a mês realizando a avaliação do portal e divulgando a nota obtida através da análise de vários itens relativos a transparência nas contratações de enfrentamento a COVID-19.

O Presidente do OSB – Assis Chateaubriand, Hádan Lucas reforça a necessidade da continuidade das avaliações, “É muito importante continuar com a avaliação, mesmo após o município ter alcançado uma pontuação considerada ótima. O monitoramento constante, faz com que o poder Executivo continue aprimorando as ferramentas de transparência, bem como não pare de atualizar os dados necessários. O importante é contribuir e cobrar que o Município alcance pontuações maiores e continue com a transparência, e é neste sentido que temos continuado com as avaliações, que acontecem a cada 20 dias e deve se estender até que cheguemos ao final da Pandemia.”

Metodologia

A metodologia utilizada foi desenvolvida pela Transparência Internacional Brasil e vem sendo aplicada em várias cidades do país. Para conhecer a metodologia e saber como fazer a avaliação da sua cidade clique aqui https://comunidade.transparenciainternacional.org.br/asset/89:tibr-notametodologicarankingcovid?stream=1

Em Assis Chateaubriand a metodologia vem sendo aplicada pelo Observatório Social, e a cada 20 dias uma nova avaliação é realizada para aferir se o nível de transparência está avançando ou retrocedendo.

Histórico de avaliações

A primeira avaliação foi realizada no mês de junho e o município obteve nota 17,72 enquadrando-se no nível Péssimo de transparência.

Na segunda avaliação realizada no mês de julho, Assis Chateaubriand obteve a pontuação de 79,75 pontos, enquadrando-se num nível BOM DE TRANSPARÊNCIA.

A terceira avaliação foi realizada no dia 12/08 onde o Município Obteve pontuação de 82,2 ficando avaliada com um nível ÓTIMO de Transparência nas contratações relativas a COVID-19.

A quarta e mais recente avaliação foi realizada no dia 21/09, onde após ser dada a oportunidade do município melhorar o portal, o Município obteve a mesma pontuação da avaliação anterior 82,2 mantendo-se no nível ÓTIMO de transparência.

Força Tarefa Cidadã.

O Observatório também vem realizando mês a mês o questionário de acompanhamento da transparência no portal específico de divulgação das contratações relativas a COVID da Força Tarefa Cidadã. Embora sejam questionários distintos, o objetivo é o de verificar se a transparência está se dando efetivamente.

Além do Questionário, todas as contratações são monitoradas. Além do monitoramento, todos os documentos pertinentes as contratações são arquivados junto a Força tarefa, para caso sejam encontrados indícios de problemas nas contratações relativas a COVID-19, os órgãos de controle sejam acionados imediatamente já com acesso a todos os documentos necessários para tomar as devidas providências.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Assis Chateaubriand


CEP:
Telefone:
E-mail: