Observatório social encaminha Sugestão ao Poder Executivo para contribuir com a ampliação das ciclovias em Assis Chateaubriand!

O Objetivo do Observatório é sempre o de buscar contribuir com os Poderes Executivo e Legislativo de nossa cidade, buscando a excelência e transparência na aplicação dos recursos públicos. Quer fazer parte? Entre em contato pelo WhatsApp (44) 9 9897-5036 e saiba como!

23 de setembro de 2021 10:35

O Observatório Social encaminhou ao Poder Executivo do Município de Assis Chateaubriand/PR uma sugestão para buscar contribuir com o aumento das ciclovias na cidade. A sugestão foi realizada após o Observatório analisar o processo de licitação referente a Tomada de Preços 004/2021 cujo objeto é a CONTRATAÇÃO DE EMPRESA POR EMPREITADA GLOBAL, COM FORNECIMENTO DE MATERIAIS E MÃO DE OBRA, PARA EXECUÇÃO DE DEMOLIÇÃO E RECONSTRUÇÃO DA CICLOVIA, LOCALIZADA NA AVENIDA BRASIL. O Edital prevê o valor máximo de R$ 346.457,82 para a demolição e reconstrução do trecho, e também que o material utilizado na reconstrução será CBUQ utilizado para pavimentação asfáltica. Para acessar o edital acesse http://www.ingadigital.com.br/transparencia/index.php?id_cliente=60&sessao=be31f4780b3mbe

Ao analisar o edital e os projetos/planilhas que compõem o projeto arquitetônico da licitação, verificou-se que na licitação está prevista a demolição de toda a ciclovia existente na Av. Brasil entre o trecho que vai da Igreja São Francisco de Assis até o Centro de Eventos e reconstrução da ciclovia. Diante disso, o Observatório buscou ajuda de profissionais das áreas da engenharia e arquitetura para que estes pudessem analisar de forma técnica o projeto, já que hoje o Observatório ainda não conta com nenhum voluntário da área.

Após receber a análise de alguns profissionais da área e de uma visita ao local, chegou-se a uma mesma conclusão, de que realmente a ciclovia existente na Av. Brasil necessita de uma melhoria haja visto que em vários pontos existem rachaduras e buracos causados pelos desgaste devido ao uso e ao tempo.

No entanto também se levantou o fato de que não é todo o trecho que possui graves problemas/patologias, que justifiquem a demolição por completo do trecho. Diante disso, o Observatório Social encaminhou ao Poder Executivo, uma sugestão para que o trecho não seja demolido, e sim que sejam feitas as melhorias necessárias com o mesmo material já utilizado na ciclovia (concreto) para que a ciclovia fique em boas condições de trafegabilidade, através de mão de obra da própria prefeitura. E que com o valor restante após a melhoria da ciclovia, seja oportunizada a construção de uma nova ciclovia em outra área do município, haja visto que ainda há importantes vias do município que não contam com ciclovias, ampliando assim as interligações de outros bairros com as ciclovias já existentes, buscando recursos junto a União e Estado caso seja necessário.

O Objetivo do Observatório é sempre o de buscar contribuir com os Poderes Executivo e Legislativo de nossa cidade, buscando a excelência e transparência na aplicação dos recursos públicos. Quer fazer parte? Entre em contato pelo WhatsApp (44) 9 9897-5036 e saiba como!

Contribua com o Observatório Social, e nos ajude a ampliar nossas atividades! Clique aqui e saiba como!

Gostou? Compartilhe este conteúdo em suas redes sociais e não esqueça de nos marcar @osbassischateaubriand

Mantenedores

ObservatórioSocial de Assis Chateaubriand


CEP:
Telefone:
E-mail: