Observatório Social participa de reunião com a Câmara Municipal.

“É essencial que a Câmara seja eficiente em suas funções e exerça o papel fiscalizatório a ela instituído.”

04 de fevereiro de 2021 13:49

Na manhã desta quinta feira (04/02) membros do Observatório Social foram recebidos na Câmara Municipal para uma reunião com os vereadores, com a finalidade de apresentar a nova diretoria do Observatório.

O presidente do Observatório Hadan Lucas agradeceu a disponibilidade da Câmara em receber a entidade destacando a importância do trabalho legislativo para toda a cidade.

Foram apresentadas algumas sugestões de melhorias no Portal da Transparência da Câmara bem como a continuidade da transmissão das Sessões da Câmara pelas redes sociais. O Observatório também ressaltou o fato de que a Câmara de Assis historicamente tem se mantido como uma das Câmaras mais econômicas do Estado.

O Presidente Hadan Lucas acredita que a reunião tenha sido bastante proveitosa e que a relação entre Observatório e Câmara iniciou-se muito bem, “Para nós observadores é essencial que a Câmara seja eficiente em suas funções e exerça o papel fiscalizatório a ela instituído. Foi muito bom poder esclarecer aos vereadores qual o papel e o objetivo do Observatório dentro da sociedade, que é o de zelar e colaborar com a correta aplicação dos recursos públicos. Fomos muito bem recebidos pelo Presidente da Casa Mateus Henrique, bem como pelos demais vereadores, que se mostraram abertos ao diálogos e atentos as diversas situações que foram abordadas durante a reunião.”

Na oportunidade foi apresentada resumidamente aos vereadores a nova metodologia do MONITLEGIS, sistema criado pelo Sistema OSB para que os mais de 150 observatórios de todo o país realizem o monitoramento da produção legislativa, de forma padronizada e eficiente. Dentro de alguns dias um ofício detalhado será encaminhado a Câmara, colocando de forma mais clara como a metodologia será utilizada e como será divulgada.

O Advogado João José Meneses Bulhões Ferro, voluntário do OSB-Assis Chateaubriand e presidente da OAB Subseção Assis Chateaubriand, ressaltou durante a reunião o fato de que o Observatório é uma entidade totalmente apartidária, “É necessário que os poderes Legislativo e Executivo vejam o Observatório como uma entidade que apenas quer colaborar com a gestão, não temos lado A ou B, sendo um dos nossos principais preceitos o APARTIDARISMO de todos os membros. Não é nosso papel e nem objetivo ser a entidade que trava o gestor, é preciso ficar claro que o Observatório não detém poder de polícia, e que os apontamentos realizados são sempre no intuito de contribuir para que os problemas encontrados sejam sanados, prezando pela legalidade, ética e moral da administração pública, independente de quem seja o gestor.”

Também foi discutido durante a reunião, a necessidade de se buscar meios de estimular as empresas locais a participarem das licitações do Município, para que os valores pagos pela prefeitura em produtos/serviços permaneça em nosso comércio, fomentando assim a economia da cidade. O Observatório destacou o apoio aos empresários locais e que no próximo dia 19/02 haverá uma capacitação gratuita aos empresários sobre Licitações Eletrônicas.

Ao final da reunião foi entregue ao Presidente da Câmara, um ofício contendo as sugestões realizadas, bem como cópia do Ofício entregue ao Poder Executivo em reunião no último dia 02, a fim de que o poder Legislativo possa verificar se os apontamentos realizados estão sendo cumpridos e analisados pelo Prefeito.

O ofício entregue ao presidente da Câmara encontra-se disponível no botão abaixo, para conhecimento da sociedade. Estiveram presentes na reunião além dos 13 vereadores, o Presidente do OSB-Assis Chateaubriand Hadan Lucas, os voluntários Wandrey Gouveia, João José Meneses Bulhões Ferro, Fátima Ramos, Luis Alberto Grohe e a funcionária da entidade Cristina Gomes.

Imagem Cedida pela Câmara Municipal.

Imagem Cedida pela Câmara Municipal.
Imagem Cedida pela Câmara Municipal.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Assis Chateaubriand


CEP:
Telefone:
E-mail: