Semana da Cidadania

A semana da cidadania é uma ação organizada pelo Sistema OSB e disseminada pelos Observatórios locais todos os anos, no mês de maio.

27 de maio de 2021 16:48

Dando continuidade as ações da Semana da Cidadania o Observatório Social do Brasil – Assis Chateaubriand entregou hoje (27/05) à Secretaria Municipal de Educação o jogo “No Caminho da Cidadania”. O material foi desenvolvido pelo Observatório Social.

A ideia inicial era trabalhar com as crianças presencialmente. Contudo devido a pandemia, essa forma de trabalho não seria mais possível. Os profissionais da educação tem se desdobrado para conseguir, da melhor forma possível continuar com a educação das crianças. Cada um adaptando-se, reinventando-se e criando novas formas para transmitir o conteúdo necessário aos alunos. Neste contexto, o material foi organizado de forma a ser enviado aos alunos juntamente com as atividades remotas, para contribuir de uma forma lúdica com a educação cidadã dos alunos, sem sobrecarregar ainda mais os professores.

A semana da cidadania é uma ação organizada pelo Sistema OSB e disseminada pelos Observatórios locais todos os anos, no mês de maio. O objetivo é contribuir para que a sociedade se envolva e conheça um pouco mais sobre o papel do Observatório, com campanhas voltadas para o combate a corrupção, ética e cidadania.

O Material entregue consiste em um jogo simples de tabuleiro, um caça palavras e um folder educativo sobre Ética e Cidadania, e será distribuido nos próximos dias pela secretaria de educação, para os alunos do quarto ano do ensino fundamental.

A coordenadora do Observatório Cristina Gomes, que desenvolveu o material comenta a importância da disseminação da cidadania entre as crianças.

“O material foi organizado de forma a estimular a criança a ler o material e conhecer um pouco mais sobre ética e cidadania, de uma forma divertida, é um conteúdo bem simples e de fácil compreensão. Estamos vivendo tempos diferentes e desafiadores, mas é importante que nossas crianças continuem recebendo conteúdos que falem sobre a importância de valores como ética, respeito, empatia e solidariedade. São esses valores que formam o conceito de cidadania e é mais do que necessário diante do período que estamos enfrentando, que as crianças exercitem isso.”

A impressão do material contou com o apoio financeiro da ACIAC, Escritório Líder de Contabilidade e Sicoob Médio Oeste, que já são mantenedores do Observatório dede sua fundação e abraçaram mais um projeto, dando condições para que a ação acontecesse.

Na organização dos kits para a entrega aos alunos, todos os cuidados sanitários foram tomados. As pessoas que manusearam o material utilizaram máscara e álcool em gel para que não houvesse risco de contaminação dos materiais.

O Presidente do Observatório Hadan Lucas, destacou a importância do projeto e do apoio de todos os envolvidos:

“Estamos vivendo um momento muito complicado. Não há receita mágica para por fim na pandemia e estamos vendo nossas crianças a mais de um ano, terem sua rotina totalmente adaptadas para uma realidade que nunca imaginamos viver. Este material vai contribuir com a formação ética e cidadã de nossas crianças.

Não posso deixar aqui de agradecer os parceiros que fizeram contribuições para a impressão do material e por mais uma vez nos apoiar. Nós já contamos com o apoio destas entidades e empresas mensalmente para nos manter, mas não conseguiríamos elaborar ações como estas sem a contribuição deles.

Gostaria também de agradecer a todos os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, representados nas pessoas da Secretária Municipal Sra. Fátima Sobral que abriu as portas da secretaria para que pudéssemos realizar esta ação, e da Sra. Adriana Miranda Teles de Souza, funcionária da Secretaria que sempre nos atendeu prontamente, e nos deu todas as informações necessárias sobre a quantidade de alunos e outros detalhes importantes.

Na oportunidade a Colaboradora do Sicoob Médio Oeste Janete Bilk, realizou a entrega das cartilhas sobre educação financeira da Cooperativa que serão entregues juntamente com o material desenvolvido pelo Observatório.

Quer saber mais sobre o trabalho do Observatório? Entre em contato através das nossas redes sociais!

Indignar-se é importante, Atitude é fundamental!

Presidente do Observatório Social Hadan Lucas e a Secretária Municipal de Educação, Fátima Sobral.
Presidente e Colaboradora do Observatório fazem a entrega dos materiais educativos a Secretária Municipal de Educação, em conjunto com o Sicoob Médio Oeste que entregou sua cartilha sobre educação financeira.
Presidente da ACIAC, Valdemir Dutra recebe um exemplar do material.
Sicoob Médio Oeste também recebeu o material educativo. Na foto a Diretora Nadir Lulu e a Colaboradora Janete Bilk.
Sueli Rosália Barbieri recebendo exemplar do material sobre ética e cidadania.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Assis Chateaubriand


CEP:
Telefone:
E-mail: