Observatório Social faz palestra com o Conselho da Comunidade.

Apesar da chuva 9 jovens receberam com entusiasmo o Observatório Social para uma Palestra sobre os Portais da Transparência.

22 de novembro de 2017 11:24

Veja outras publicações das mesmas tags: | | | |

O Observatório Social de Assis Chateaubriand, realizou no último dia 21 de novembro, uma Palestra para os Jovens participantes do Programa Jovem Aprendiz, no Conselho da Comunidade.

A palestra tinha como tema, Portais da Transparência e foi ministrada pela Secretaria da Entidade, Cristina Gomes. Com a palestra o Observatório busca divulgar mais a população a existencia dos portais da transparência, bem como esclarecer qual a importância desta ferramenta para o exercício do controle social.

“Já é a segunda palestra que o Observatório realiza com estes jovens, que sempre mostram-se muito receptivos e participativos. O tema tratado desta vez, foi muito bem aceito, e despertou a curiosidade dos jovens sobre o tema. É importante destacar que nenhum nunca havia ouvido falar sobre Portais da Transparência, é um assunto ainda muito distante da realidade de grande parte da população”, relatou Cristina.

Segundo a Presidente do Observatório Social, Marli Secchi, o tema é de extrema importância. É através dele que nós cidadãos podemos verificar como estão sendo realizados os gastos, como estão sendo aplicados os recursos públicos e realizar uma análise de tudo isso, para cobrar um serviço público de qualidade.

Os jovens receberam primeiramente uma visão do que é um Portal da Transparência, conceitos sobre dados públicos, dados abertos e aplicativos e novas tecnologias desenvolvidas a partir da disponibilização dos dados nos portais. Os jovens tiveram a oportunidade de na prática, acessar o twitter de “Rose” da Operação Serenata de Amor, vendo na prática o quanto a qualidade das informações é importante. Foram acessados também os portais da transparência do Município e da Câmara de Assis Chateaubriand, onde os jovens escolheram os dados que gostariam de buscar, passando a conhecer os dados, e podendo replicar esta importante informação.

Agora o próximo passo, é um novo encontro para que os Jovens coloquem no papel suas sugestões e críticas aos dois portais, para que sejam entregues ao Poder Executivo e Legislativo. Os jovens serão orientados sobre quais sugestões não poderiam ser implantadas, pois esbarram em questões legais. O Observatório tem como premissa fortalecer o controle social, buscando desenvolver nos cidadãos o gosto pela participação na vida política e econômica da cidade, peça fundamental para uma gestão pública participativa, eficiente e transparente.

Mantenedores

ObservatórioSocial de Assis Chateaubriand


CEP:
Telefone:
E-mail: